domingo, 4 de abril de 2010

Alienação Parental... Violência contra nossas crianças!

"São meus filhos Que tomam conta de mim...
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
(...)
Eu moro na rua Não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar..."
(Legião Urbana - Pais e Filhos)


Pessoal, depois de um tempão estou aqui novamente...

Vou falar sobre meu tema de monografia, "Alienação Parental", tema proposto pelo médico Richard Gardner¹, é a maneira pela qual o genitor que possui a guarda do filho menor consegue destruir, de modo implícito, no dia-dia, a figura do outro genitor no imaginário da criança ou do adolescente.

O problema é que na maioria dos casos de separação, sendo a guarda do menor estabelecida com a mãe, esta lança mão de artifícios para dificultar o contato da criança com seu genitor, dando início à alienação parental. No qual, em casos mais graves torna-se forma de abuso emocional, apta a causar à criança distúrbios psicológicos como, depressão crônica, transtornos de identidade, desespero, sentimento de culpa, comportamento hostil, bem como, inúmeras outras consequências, que surtirão efeito pro resto de sua vida.


Enquanto vou pesquisando e aperfeiçoando o tema, atualizo aqui para vocês. E quem trabalha na área, já realizou algum estudo ou até mesmo sofre da Síndrome da Alienação Parental, e quiser dar algum apoio no estudo, por favor, é só me mandar um e-mail (rafaelbmm.adv-gmail.com). Obrigado, fiquem com Deus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário