quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Miséria!!

É incrível como em pleno século XXI exista tanta miséria. Num tempo onde não se sofre mais de doenças como tuberculose, hanseniase, numa época em que estamos tão perto de descobrir a cura para o câncer...
Pois é. Mas esse mal existe, e ainda mais, existe tão perto de nós... Porém, por sermos uma parcela privilegiada da sociedade não nos damos conta do que realmente acontece ao nosso lado!
É certo que dos 32 milhões de pessoas que passam fome no Brasil, metade vive no meio rural e outros 65 milhões alimentam-se de forma precária. Se estás lendo este Blog, és realmente um felizardo, fazes parte de uma mínima parcela do povo brasileiro, quem têm acesso à informação, educação, saúde etc.
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º afirma que:

" Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade..."


Portanto, é garantido a todo brasileiro o direito à igualdade. Contudo, todos nós sabemos que isso não ocorre na prática. Parafraseando Ruy Barbosa: "Tratar com desigualdade a iguais ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real.”
Ou seja, de acordo com o jurista, como a igualdade entre todos é uma situação utópica, deveria o Estado tratar com igualdade os iguais, e com desigualdade os desiguais. Pois ninguém nunca será igual à ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário